Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PUBLICIDADE
Weather Data Source: 30 tage wettervorhersage
Paralização: Tanqueiros fazem greve contra valor pago em ICMS
Noticias
Publicado em 21/10/2021

Por Alex Araújo, g1 Minas — Belo Horizonte

 

 

 

Motoristas de caminhões que transportam combustíveis – os tanqueiros – começaram uma greve e pararam de rodar na madrugada desta quinta-feira (21) em Minas Gerais. Segundo o sindicato que representa o setor dos postos de combustível, não houve registro de desabastecimento e as polícias Rodoviária Federal e Militar Rodoviária não registraram impactos da paralisação nas estradas mineiras.

 

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTaque-MG), Irani Gomes, 100% dos caminhoneiros estão parados.

Caixão simboliza 'morte do frete'
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 

Caixão simboliza 'morte do frete'

 

"Cem por cento da categoria de transporte de combustíveis e derivados de petróleo do estado de Minas Gerais amanheceu hoje com os braços cruzados, pois nós não aguentamos mais as altas dos combustíveis", disse Gomes

Ele afirma que o óleo diesel hoje representa quase 70% do valor do frete. "As transportadoras estão quebrando, transportadoras que são históricas no estado de 50 anos, de 30 anos, não aguentam mais trabalhar. Pedimos a sensibilidade do governo, mas o governo não está se preocupando com essa categoria que hoje carrega mais de um terço da economia do estado. Então, estamos em greve, estamos com os braços cruzados até que o governo se sensibilize e olhe para essa categoria", afirmou.

A categoria reclama do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no estado e os altos custos dos combustíveis da Petrobras. Dois caixões simbolizando a "morte do frete" foram colocados na entrada da BR Distribuidora, em Betim, na Grande BH.

Cerca de 100 caminhoneiros também se manifestaram na BR-381, em Governador Valadares, na Região Leste do estado. O movimento está sendo realizado ainda no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) disse que a "avaliação atual é que se o movimento durar mais de 24 horas, é possível que haja desabastecimento em postos que apresentavam estoques mais baixos". Leia abaixo a íntegra do comunicado.

Caixão simboliza 'morte do frete' — Foto: SindTanque/Divulgação

Caixão simboliza 'morte do frete' — Foto: SindTanque/Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online