O presidente Jair Bolsonaro se encontrará hoje com o presidente italiano, Sergio Mattarella, na tarde desta sexta-feira (29) no Palácio Quirinal em Roma. Será o primeiro compromisso oficial de Bolsonaro na viagem para participar da reunião de cúpula do G20 — grupo que consiste nas 20 principais economias do mundo —, que será realizada neste fim de semana.
A pauta da reunião com o presidente italiano não foi divulgada. Bolsonaro embarcou para a Itália na noite de quinta-feira (28), por volta das 20h. A previsão de chegada em Roma é no início da tarde, 12h35 no horário local.
Além da reunião, Bolsonaro vai receber o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, cidade de origem de sua família. Os legisladores da pequena cidade aprovaram, por 9 votos a 4, a concessão do título ao presidente do Brasil.
Na reunião do G20, os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Carlos França, de Relações Exteriores, acompanharão o presidente. O encontro de cúpula tem entre os principais assuntos da agenda neste ano as mudanças climáticas e a pandemia de Covid-19.
O Brasil deve priorizar pautas como reformas dos mercados agrícolas. Bolsonaro retorna ao país em 3 de novembro e deve cumprir agenda no Rio de Janeiro. O presindente pretende participar da abertura dos Jogos Escolares Brasileiros.