Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PUBLICIDADE
Weather Data Source: 30 tage wettervorhersage
George Bush, ex-presidente dos EUA, condenado à morte?
Noticias
Publicado em 22/12/2021

Informação circula em mensagens de aplicativos, sobre um julgamento pelos ataques de 11 de setembro de 2001

 
  • MONITOR7 Do R7

  • “Militares condenam George W. Bush”: notícia publicada no site estadunidense “Real Raw News” na última
  • segunda-feira (20) recebeu mais de 80 mil visualizações e passou a ser replicado nesta semana, em versão
  • traduzida para o português, em grupos brasileiros no Telegram.

    Segundo as informações desse site, George Bush, político republicano, presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009, foi condenado pelos crimes de traição e assassinato e a pena estipulada seria ser enforcado pelo pescoço até a morte.

  • O julgamento teria ocorrido na semana passada, na Baía de Guantánamo, prisão militar dos Estados Unidos, localizada na ilha de Cuba. Segundo o site, o juiz responsável pelo caso, após ouvir testemunhas, concluiu que Bush e mais duas pessoas foram responsáveis por planejar os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, que causaram mais de 2900 mortes.

    As informações são falsas. O site em que a notícia foi publicada originalmente é conhecido por divulgar boatos sensacionalistas. Em uma aba do “Real Raw News”, é colocado um aviso legal, dizendo que o site posta conteúdos de “humor, paródia e sátira”. 

    No boato criado pelo site, o autor acusa Bush de ter sido condenado por uma comissão militar, em um júri em que ele não tinha direito a um advogado. O ex-presidente teria sido responsabilizado por todas as mortes ocorridas nos ataques às torres gêmeas do World Trade Center, ao Pentágono e no voo United Airlines 93.

  • Essa acusação também é falsa. Na realidade, há cinco presos na base militar de Guantánamo, acusados de serem os responsáveis pelos ataques de 11 de setembro. Vinte anos depois, eles ainda aguardam julgamento.

    Os presos que serão julgados no caso são Khalid Sheikh Mohammad, Walid bin Attash, Ramzi bin al-Shibh, Ammar al-Baluchi e Mustafa al-Hawsawi, presos em 2007 acusados de participação direta no planejamento do ataque, que envolvem o recrutamento e treinamento de pilotos, intermediar contato entre os líderes da Al-Qaeda e os sequestradores, e o financiamento do grupo responsável pelo ataque. Se condenados, os cinco acusados podem receber a pena de morte.

    A pena de morte é prevista na legislação federal, em tribunal militar e em 27 estados americanos. O principal método de execução da pena é a injeção letal. A pedido do prisioneiro ou se a injeção letal não estiver disponível podem ser usados outros métodos, como eletrocussão(cadeira elétrica), câmara de gás, pelotão de fuzilamento ou forca. A forca, no entanto, é o  método menos usual. Desde 1976 só ocorreram três execuções por forca e a última foi em 1996, no estado de Delaware.

    Além disso, não haveria motivo para toda a imprensa mundial deixar de dar uma notícia dessa importância. Um ex-presidente dos Estados Unidos condenado à morte e ainda por plenejar um ataque ao próprio país. E não há registro de nenhuma condenação, em nenhum veículo de comunicação. 

    A única detenção do político republicano ocorreu em 1976, 25 anos antes de se tornar presidente, por dirigir sob efeito de álcool. George Bush não chegou a ser preso, mas teve a carteira de motorista cassada e pagou uma multa de 150 dólares. 

    O Monitor7 entrou em contato com o gabinete de George W. Bush, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online