Doença vai atingir mais de 17 mil mulheres por ano no Brasil entre 2023 e 2025
Fernando Maluf
9 de janeiro de 2023 Atualizado há 2 semanas
No calendário dos meses de conscientização e prevenção do câncer, em janeiro falamos sobre os tumores de colo de útero, doença vai atingir mais de 17 mil mulheres por ano no Brasil, entre 2023 e 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Este tipo de câncer é um dos mais incidentes entre as mulheres brasileiras, com elevada prevalência e mortalidade no Norte e Nordeste do país.
Leia mais: Chemobrain e as alterações cognitivas durante o tratamento do câncer
O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – o HPV, um vírus bastante comum. No entanto, algumas podem se tornar crônicas que, se não forem diagnosticadas precocemente, podem evoluir para o câncer.
A vacinação é a principal arma contra este câncer, sendo essa uma das prioridades das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a doença. A OMS reconhece a doença como um problema de saúde pública e estabeleceu que todos os países “devem alcançar e manter uma taxa de incidência de menos de 4 novos casos de câncer do colo do útero por 100.000 mulheres por ano” até o fim da década.
Para tanto, criou três pilares principais de ação:
– Vacinação, com 90% das meninas totalmente vacinadas contra o HPV até os 15 anos de idade;
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbessaude/2023/01/fernando-maluf-janeiro-verde-reforca-o-movimento-contra-o-cancer-de-colo-de-utero/