Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PUBLICIDADE
Weather Data Source: 30 tage wettervorhersage
Estado em Alerta Deputado Alex Redano propõe reunião com parlamentares da região Amazônica
Politica
Publicado em 26/04/2023
por Secom ALE — publicado 26/04/2023 15h15, última modificação 26/04/2023 16h43
Preocupação do parlamentar é que todas as pessoas que desmataram depois de 2008 poderão ter suas terras embargadas.
 
Deputado Alex Redano propõe reunião com parlamentares da região Amazônica

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna durante a sessão ordinária de terça-feira (25) para reafirmar seu compromisso com o estado de Rondônia. De acordo com o parlamentar a preocupação que está atingindo o sul do estado do Amazonas, possa vir a atingir outras regiões de Rondônia e os demais estados que compõem a bacia Amazônica.

Cerca de 30% do estado tem índice de desmatamento depois de 2008. A retirada do gado dessas propriedades é imediata, pois estão com embargo ambiental, seja em reserva ou não, as terras que tiverem embargos sofrerão sanções dos órgãos de fiscalização ambiental. De acordo com o parlamentar, só podem plantar produtos nativos da Amazônia, como cacau, cupuaçu e açaí.

Alex Redano lembrou que a região amazônica precisa estar unida, para defender a população deste estado sobre embargos de terras. “Vamos nos antecipar aos problemas, irei propor uma grande reunião, onde trataremos sobre esse tema, vamos convidar os deputados estaduais, federais e senadores dos sete estados da Amazônia, para que não chegue aos demais estado o que já está acontecendo no sul do Amazonas, infelizmente temos informações que possivelmente acontecerá também em Rondônia e nos demais estados da região amazônica”, disse.

O parlamentar lembrou que não se pode esperar acontecer algo para que busquem uma solução. “Nós precisamos nos mobilizar, quem sustenta o nosso estado hoje é o homem do campo, ainda são poucas indústrias e fábricas, nós precisamos estar unidos para que Rondônia continue no rumo do progresso, quero aqui tranquilizar a população de Rondônia, pois essa Casa Legislativa estadual estará unida nesse propósito de ajudar a população, tanto de Rondônia quanto de toda nossa Amazônia", assegurou o deputado.

Texto: Mateus Andrade / Assessoria parlamentar
Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

 

ENTENDA.

Ibama apreende gado em áreas embargadas na Amazônia

Três mil cabeças foram apreendidas até o momento; operação será ampliada caso alertas do Inpe apontem aumento do desmatamento
Publicado em 13/04/2023 13h03 Atualizado em 13/04/2023 14h38
operacao_retomada.JPG

Foto: Ibama

Brasília (13/04/2023) - O Ibama realiza desde o início de abril operação com foco na apreensão de gado criado em áreas já embargadas por desmatamento ilegal na Amazônia. Todos os proprietários rurais notificados descumpriram embargos, o que caracteriza novo crime ambiental.

Até o momento, 27 pessoas receberam notificações determinando a retirada do gado dessas áreas, que totalizam 25 mil hectares. O objetivo do embargo é possibilitar a recuperação da floresta. Caso as irregularidades permaneçam, serão aplicadas novas autuações e os rebanhos poderão ser apreendidos e destinados a programas sociais.

Em três áreas desmatadas foram apreendidas até esta quinta-feira (13/4) cerca de 3 mil cabeças de gado, consideradas produto de crime ambiental. O valor do rebanho apreendido pode superar R$ 10 milhões. Áreas com descumprimento de embargo são usadas como pasto por criminosos.

A Operação Retomada ocorre inicialmente nos municípios de Lábrea e Manicoré, no Amazonas, e em Pacajá, no Pará, regiões com grande concentração de desmatamento. Em 2022 foram desmatados 117 mil hectares nos três municípios, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“O Ibama permanecerá agindo com rigor nesses locais enquanto o desmatamento ilegal não for interrompido. Se os alertas de monitoramento por satélite indicarem novas áreas críticas, a operação será ampliada”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A apreensão e a perda de bens e produtos relacionados a infrações ambientais são medidas previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e regulamentadas pelo Decreto nº 6.514/2008.

A operação é realizada com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança Pública.

 

 

 
 
 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online