Os brasileiros que desejam se aposentar devem ficar atentos às novas regras. Todos os anos, a idade mínima é alterada
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de cerca de 36 milhões de beneficiários. O benefício mais conhecido é a aposentadoria, destinada aos trabalhadores CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e outros contribuintes. Em 2019, o Governo Federal aprovou a Reforma da Previdência. Na prática, os trabalhadores precisam passar mais tempo em atividade e receberão um benefício menor.
Para não prejudicar quem estava ativo antes da Reforma, o Governo Federal criou as regras de transição. Ou seja, regras mais brandas para os contribuintes do INSS, que poderão se aposentar mais cedo. Neste ano, uma das regras de contribuição altera a idade mínima para a aposentadoria. Continue lendo esta matéria para mais detalhes de como solicitar o benefício.
Regras de aposentadoria do INSS mudam em 2023
Antes de mais nada é importante deixar claro que existem várias regras de aposentadoria do INSS. O contribuinte pode escolher a melhor forma de acordo com o seu perfil. Ou seja, se deseja se aposentar mais cedo ou até mesmo receber mais. Nesta matéria, iremos focar na aposentadoria por idade mínima. O assunto ainda gera dúvidas em muitos brasileiros. Vale salientar que todos os anos, a idade mínima para se aposentar muda.
Quando a Reforma da Previdência foi aprovada, se estabeleceu que a idade mínima para os homens permaneceria a mesma. Ou seja, 65 anos de idade. Enquanto isso, a idade mínima para mulheres iria aumentar 6 meses a cada ano. Dessa forma, em 2019, as mulheres se aposentaram com 60 anos de idade. Hoje, se aposentam com 62 anos. Esta idade permanecerá e não será mais alterada.
Não basta atingir a idade certa para que o INSS conceda a aposentadoria. Os beneficiários precisam seguir outras regras, como o tempo de contribuição. Abaixo, é possível conferir a tabela da aposentadoria por idade mínima em 2023.
- Homens podem se aposentar com 65 anos, desde que tenham 15 de contribuição ou 180 pagamentos;
- Mulheres podem se aposentar com 62 anos, desde que tenham 15 de contribuição ou 180 pagamentos.
No caso dos trabalhadores rurais, as regras do INSS mudam. Esta categoria pode solicitar a aposentadoria com 55 anos, se forem mulheres. Enquanto isso, o trabalhador rural homem pode se aposentar com 60 anos de idade. Vale salientar que em ambos os casos também é necessário ter o tempo mínimo de 15 anos de contribuição. Isso quer dizer 180 meses contribuindo para a autarquia federal.
É possível solicitar o benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’. A plataforma está disponível na Apple Store e na Google Play Store, de forma gratuita; Vale salientar que o benefício também pode ser solicitado em uma das agências da autarquia federal, mediante a espera na fila do atendimento. Em ambos os casos, basta levar todos os documentos necessários e aguardar o tempo de resposta do instituto.
Para instalar o app basta acessar a versão web da página, por meio deste link: https://meu.inss.gov.br/#/login.
Já pensou poder contar com um aumento no benefício ofertado pelo INSS? Bem, atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por garantir pagamentos para mais de 37 milhões de brasileiros, mas muitos ainda não sabem ao certo sobre a possibilidade de aumento.
Primeiramente, vale pontuar que existem diferentes possibilidades para quem ainda não é aposentado e para quem já recebe o benefício. São elas:
Como aumentar o benefício – para quem ainda não recebe
- Por atividade insalubre e/ou periculosidade – todos aqueles que exercem atividades consideradas de risco à saúde podem contar com um adicional no valor do benefício, a depender da área de atuação. Também é possível aposentar-se com menos anos de trabalho comprovado.
- Por reajuste do auxílio-doença – antes do INSS conceder a aposentadoria por invalidez para qualquer trabalhador, o profissional recebe primeiro o auxílio-doença. No entanto, quando o trabalhador comprova as regras que garantem a aposentadoria definitiva, ele pode contar com a correção de 9% do auxílio-doença para a aposentadoria por invalidez.
Como aumentar o benefício – para quem já recebe do INSS
- Através de um pedido de revisão – a revisão do INSS irá reavaliar as condições do segurado e da oferta do benefício, visando garantir um pagamento mais justo;
- Através de uma ação judicial – a ação judicial implica um processo contra o INSS, quando determinado segurado entende que os pagamentos ofertados a ele estão sendo incompatíveis com seus direitos básicos.
Conheça todos os benefícios ofertados pelo INSS
Como mencionado de forma breve, o INSS fornece diferentes pagamentos para mais de 27 milhões de cidadãos brasileiros. Esses pagamentos podem ser os mais variados possíveis, considerando a oferta dos vários benefícios dispostos através do benefício.
Para melhor entender, os benefícios disponíveis através do INSS atualmente são:
As aposentadorias
- Para Pessoa com Deficiência por Idade e por Tempo de Contribuição
- Especial por tempo de contribuição
- Aposentadoria por Idade Rural e por Idade Urbana
- Aposentadoria do professor
- Por Tempo de Contribuição (apenas para segurados incluídos na regra de transição)
- Por invalidez
Os auxílios
- Auxílio-Acidente
- Auxílio-doença
- Auxílio-Reclusão Rural e Urbano
As pensões
- Pensão especial da síndrome da Talidomida
- Por Morte Urbana e por Morte Rural
- Especial por hanseníase
- Especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
Demais benefícios
- Salário maternidade;
- Salário família;
- Seguro-defeso.
- Fonte https://alertarondonia.com.br/noticias/inss-acaba-de-aprovar-alteracao-de-idade-minima-para-receber-aposentadoria-confira/