*Presidente da Faperon se reúne com diretor do Porto público organizado de Rondônia, para tratar de ações para a exportação agropecuária no Estado.*
O presidente da Federação de Agricultura de Rondônia- FAPERON, Hélio Dias se reuniu com Diretor do Porto público e hidrovias do Estado, Fernando Cesar Ramos Parente, na ocasião eles discutiram sobre o crescimento da produção agropecuária e as questões sobre exportação da produção. O encontro serviu para a discussão de oportunidades de aumentar o escoamento da produção rondoniense por meio do Porto Público alfandegado.
Para Hélio Dias, a importância desta parceria com porto público nas metas do setor primário do agronegócio Rondoniense é necessário pois o setor rural é responsável por mais de 21% do PIB estadual, “Queremos trazer novas possibilidades para ampliar as exportações no Estado de Rondônia, através do nosso porto público, sendo um novo horizonte que se abre, trazendo aí uma maior competitividade e oportunidade para os exportadores, nas maiores cadeias produtivas do estado como o da carne bovina, onde poderemos inverter a logística de nossas exportações dos portos de Santos e sul do país para o público de Porto Velho/ Hidrovia do madeira, reduzindo os custos com frete e tempo de exportação.
Também foi discutido a necessidade de ter um maior volume de investimentos, tanto público, como privado pelas grandes empresas operadoras no Porto organizado, para fazer as exportações e importações em estruturas físicas adequadas de armazenamento, equipamentos para serviços de operações de cargas e descarga com os devidos desembaraçou legais. O momento é de buscar investimentos pontuais no Porto, visando de imediato potencializar as exportações de grandes volumes de algodão, cafés, carnes bovina e outros produtos, buscado otimizar e reduzir os custos de logística e agregar valor à commodities dos produtores de Rondônia, Mato Grosso e Acre.
Esta reunião serviu como proposta e de troca de experiências, além de alinhar o trabalho estratégico de ação público privado para tornar o setor mais competitivo e valorizar a produção de Rondônia. Hoje tem grandes empresas mundiais interessados na operação no Porto público com o fornecimento dos Contêiner refrigerados necessários, balsas adaptadas de transporte com tomadas e energia, que fará o transporte de cargas semanais entre os portos do rio madeira e Amazonas, fazendo o transbordo em Itacoatiara ou Manaus a grandes navios e daí para o mundo.
Segundo diretor do SEOPH, o trabalho em parceria com a FAPERON tem sido um exemplo para alinhamento de ideias e ações. “Estamos juntos na proposta de ampliar mais oportunidades para o escoamento das produções do agronegócio de Rondônia, e alinhando aqui com o presidente da federação, podemos melhorar ainda mais a participação do agronegócio na exportação dos produtos do agro” pontou.
O Diretor informou do esforço de sua equipe técnica e do governador do Estado em atender e regularizar a situação legal de pendências com a receita federal, questões fundiárias e várias outras tratativas de investimentos necessários junto a agência nacional dos portos.