A solidariedade tem tomado conta de diversas cidades do Rio Grande do Sul, com doações de todos os tipos paras os moradores de cidades devastadas pelas enchentes. Os atos de bondade vão desde a entrega e recolhimento de doações ao voluntariado para ajudar na triagem dessas doações, além da limpeza e reconstrução das cidades. Em Caxias do Sul, uma força-tarefa foi montada pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. A ação conta com o apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Exército e Fundação Caxias. Com o apoio de transportadoras de Caxias do Sul e voluntários, a cidade já destinou mais de 24 carretas com mantimentos e produtos de higiene e limpeza para as cidades atingidas pelas chuvas.
Para organizar os donativos, um centro de recebimentos e logística foi montado na Faculdade Anhanguera. Lá as doações são separadas em lotes com roupas, material de limpeza e higiene, água potável e mantimentos. A primeira remessa, com mais de 24 caminhões, foi encaminhada para Lajeado e Porto Alegre. Essas cidades têm a sede de recebimentos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, foi necessário estruturar a logística para distribuir melhor os donativos.
— Organizamos aqui o que é enviado conforme a liberação da Defesa Civil, para que os donativos cheguem aos que necessitam. Encaminhamos roupas, alimentos, também material de limpeza, material de higiene pessoal. E também uma carga 110 botijões gás, que está servindo, e muito, em decorrência da carência para fazer a alimentação —ressalta.
Ele agradece a solidariedade dos caxienses e da iniciativa privada pela ajuda:
— Ainda estamos com muitas roupas em Caxias, que estão sendo separadas por crianças, adultos, homens, mulheres, pares de calçados e assim por diante. Também já temos as cargas praticamente todas paletizadas, que é um facilitador para carregar e para o recebimento.
O secretário ressalta que, no momento, quem quiser e puder ajudar deve fazer doações financeiras para ajudar na reconstrução das cidades. Para isso, recomenda que sejam usados os canais oficiais, como o da Fundação Caxias ou a conta criada pelo Governo do Estado no Banrisul, a SOS Rio Grande do Sul (veja abaixo). Ele afirma que, posteriormente, segundo a demanda da Defesa Civil do Estado, será necessário doar material de construção. Por isso, pede que a comunidade espere esse alerta do órgão estadual.
— Estamos esperando para ter a demanda e começar a arrecadar o que for necessário —destaca.
Doação de água, ajuda em limpeza e cadastramento de famílias
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também doou água potável e água de reuso para limpeza em Santa Tereza. Esse trabalho foi feito por equipes da Secretaria do Meio Ambiente, que também tiveram ajuda do maquinário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Além disso, foram enviados medicamentos pela Secretaria da Saúde. Já os servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) cadastraram 179 famílias que terão acesso ao benefício financeiro do Programa Estadual Volta por Cima.
Quem quiser ser voluntário para ajudar na reconstrução dos locais atingidos pode se cadastrar na Fundação Caxias. Informações podem ser obtidas nas redes socais @fundacaocaxias, ou na Rua Sarmento Leite, 2189, pelos fones 54.3223.0528 ou 54.991129890 e pelo e-mail: atendimento@fundacaocaxias.com.br
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.