Alto Paraíso- Finalizando o quarto mês deste primeiro ano de gestão, o prefeito de Alto Paraíso, Município da região do Vale do Anari, faz um balanço do início da administração, que também é o começo de sua trajetória na vida pública. Produtor rural e pioneiro na cidade, João Pavan (DEM) venceu as eleições numa disputa apertada, com quatro postulantes, e agora comanda o Executivo defendendo a união de todos em prol do desenvolvimento da cidade, que tem relativa pujança econômica e ocupa posição importante no cenário do agronegócio rondoniense. Pavan prometeu transparência, união e participação popular para seu mandato, e avalia que está conseguindo manter tais compromissos nesta largada de exercício da função.
Avesso à polêmicas e mantendo firme postura de humildade, o prefeito fala com tranqüilidade de sua sucessora, declarando ter recebido um Município sem dívidas, com uma pequena reserva de recursos em caixa e vários projetos derivados de emendas parlamentares encaminhadas. Seu primeiro “problema” é de certa forma recompensador, pois se trata de conseguir contratar empresa de elaboração de projetos a fim de não perder recursos já assegurados no Orçamento da União. “Foi um desafio, em virtude de muitos prazos estarem perto do esgotamento quando assumi, mas conseguimos realizar os procedimento de licitação em tempo hábil, e não perderemos um centavo sequer das verbas já encaminhadas para nós pelas bancadas federal e estadual”, assegurou. Os recursos são destinados a diversos setores da administração, de infraestrutura a saúde, incluindo educação e outros.
Pavan assumiu o Município disposto a atender antigas demandas represadas da comunidade, particularmente na manutenção, recuperação e melhoramento de estradas rurais e infraestrutura urbana. “Enfrentamos problemas como a falta de condições de uso de muitos equipamentos de nossa patrulha mecânica, e este ano as chuvas estão se prolongando além do normal. Porém, tenho uma ótima equipe na Secretaria de Obras que realmente se dedica de corpo e alma ao trabalho. Todo esforço e empenho já apresentam resultados positivos”.
No setor da saúde o complicador era a estrutura deficitária para atender a demanda da pandemia da Covid 19, “mas empreendemos esforços no sentido de ampliar o número de leitos no nosso hospital, promover mutirões de testagem na população para detecção precoce da doença, distribuição de medicamentos, instalação de semi-UTI, implantação de ala de pediatria no hospital e habilidade na aplicação de vacinas, ação que colocou Alto Paraíso em destaque no cenário estadual”, enumerou Pavan. Ele também ressalta a valorização dos profissionais do setor, com a concessão de abono de insalubridade por seis meses, no valor de R$ 300,00; e tem buscado atrair médicos para o sistema municipal a fim de conseguir completar quadro funcional satisfatório com relação às necessidades de Alto Paraíso.
Na educação, a prefeitura tem mantido as atividades dos alunos e professores através de ações não presenciais, e aproveitando a ausência de aulas nas escolas está sendo promovida reformas e melhorias nas unidades de ensino, preparando a estrutura para o retorno a normalidade.
O setor produtivo tem recebido atenção especial da administração pública, com ações em diversas frentes e na busca por melhorias para os produtores rurais, seja de grande porte ou da agricultura familiar. “Estamos com um cronograma de atividades que busca dinamizar o setor e aproveitar plenamente as nossas potencialidades. Muita novidade vem por aí”, garante o prefeito.
O bom desempenho deste início de mandato se deve, no ponto de vista de João Pavan, a união entre Executivo e Legislativo, alicerçada na participação, respeito mútuo, lealdade com a população e comprometimento de todos. Além disso, a administração conta com um vice-prefeito, Everaldo Gabaldo, atuante e comprometido, assim como uma equipe de primeiro escalão escolhida a partir de critérios técnicos, e não políticos. “Eu sou apenas uma peça nesta engrenagem que move nossa administração, e nosso desempenho se deve a união de todos e o apoio do funcionalismo, força de trabalho que entendeu nossa proposta e abraço a causa de fazer com que Alto Paraíso se torne a cidade que nós queremos e merecemos”, frisou.
Em termos de apoio externo, o prefeito destaca atualmente o suporte dado pelo senador Marcos Rogério (DEM), deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), deputados estaduais Adelino Folador (DEM), Alex Redano (PRB), Chiquinho da Emater (PSB) e Eyder Brasil (PSL). “Mas nossa cidade quer e precisa do apoio de todos os deputados e senadores, então estamos abertos à parceria com quem queira nos ajudar, como ouvi falar de Silvia Cristina (PDT) e Jaqueline Cassol (PP), que segundo vereadores já estão encaminhando emendas para Alto Paraíso. Quem nos ajudar pode ter certeza que será valorizado”, garantiu. Neste sentido Pavan falou dos ex-deputados Lindomar Garçom (Republicanos) e Nilton Capixaba (PTB), dos quais atualmente estão sendo aplicados recursos encaminhados no passado em obras de pavimentação urbana.
Finalizando, Pavan fez uma referência ao Padre José Leylson, espécie de força-motriz da cidade, falecido recentemente. “Ele foi a nossa inspiração e exemplo, e foi com seu incentivo que enfrentei o desafio das urnas e agora o de administrar nossa cidade. Padre Leylson queria mais justiça e desenvolvimento de nossa cidade, sendo nosso eterno e mais influente mentor. Em sua memória e por tudo que ele fez por esta cidade todos nós temos obrigação de dar o melhor de cada um para lançar Alto Paraíso ao sucesso”, encerrou.
Fonte: Acessoria