O 15 de maio de 2021 conta com duas peças gráficas para homenagear e dar visibilidade ao trabalho de assistentes sociais com os povos indígenas e comunidades tradicionais em defesa da vida.
No contexto da pandemia, de luta pela saúde pública e políticas sociais, é fundamental valorizar esses povos e a resistência secular dos sujeitos que fazem parte deles, inclusive assistentes sociais!
Ainda que hoje muitos destes povos estejam na “fila de prioridade” de vacinas contra a Covid-19, a crise sanitária aprofundou os problemas seculares enfrentados por eles: insuficiência de políticas sociais (como saúde, assistência social, educação), invasões de seus territórios e expulsão de suas terras (sempre com violência), despejos forçados e preconceito.
Por isso, o mote do 15 de maio, “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”, vem reafirmar o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.
Esta comunidades vêm sendo alijadas de direitos sociais, marginalizadas, expulsas de seus territórios, e mesmo assim, seguem resistindo, na linha de frente, lutando por suas vidas e pela valorização e preservação de sua história.
Descrição das imagens: a peça 1 é vermelha, com traços e povos indígenas (mulheres, homens, pessoas idosas), em sua maioria de máscara, sendo vacinados. Uma mulher negra destacada ao centro representa uma assistente social. Slogan, texto de apoio e logos acompanham. A peça 2 é verde e traz no centro pessoas representando povos quilombolas, ciganos, agricultores, ribeirinhos e um assistente social negro, todos em meio a cidades e plantações.
Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão. Esta é a chamada para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2020.
O tema ganha destaque neste contexto da pandemia da Covid-19, haja vista que a categoria vem sendo chamada (e até convocada) para prestar socorro à população. O serviço social é uma profissão regulamentada e em seu cotidiano de trabalho, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades da população e o território em que as pessoas vivem.
A peça gráfica evidencia de que lado a categoria de assistentes sociais sempre esteve: o da classe trabalhadora. Ao mesmo tempo, reforça que é fundamental conhecer e, principalmente, valorizar o trabalho que assistentes sociais realizam no seu cotidiano.
Na ilustração é possível ver que a categoria está nos morros, favelas, nos campos, sempre junto com a população, em defesa dos direitos sociais.
Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!
Fonte: http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/dia-doa-assistente-social